A ORIGEM DO HALLOWEEN

A origem pagã do Halloween tem a ver com a celebração celta chamada Samhain. Celebrado no dia 31 de outubro, ele representa o fim e o inicio do Ano. Samhain é conhecido como Halloween, Hallowmas, Dia de Todos os Santos e é a Noite Sagrada que marca o início da parte escura do ano, com a proximidade do inverno, simbolizando o fim da colheita. Esse ritual é dedicado aos ancestrais.

Samhain significa "sem luz" ou "fim do verão", a noite em que o mundo mergulha na total escuridão da alma, preparando-nos para a chegada das noites frias. Na Irlanda antiga, todos os anos um novo fogo sagrado era aceso, com o qual se acendiam todos os demais fogos do vilarejo para queimar durante todo o inverno, com o objetivo de levar luz através do tempo escuro do ano...

A comemoração do Novo Ano Celta é um momento misterioso que não pertence nem ao passado, nem ao presente, nem a este mundo e nem ao outro. É o momento onde os portões entre os mundos se abrem e o véu que os oculta, se torna mais ténue, sendo por isso uma época ideal para aceder ao Outro Mundo.

Samhain marca também o início de um novo período e um novo recomeço em nossas vidas. Homenageando a memória dos antigos preparando alimentos de sua preferência e contando suas histórias aos seus descendentes. Ao anoitecer, acenda velas nas janelas da frente de sua casa, em sinal de respeito aos seus antepassados. Queime o seu amuleto de Halloween para iniciar um novo ciclo livre de impedimentos e bloqueios que prejudicam o seu desenvolvimento e a concretização dos seus desejos e objetivos.

Os celtas praticavam rituais de purificação, queimando simbolicamente, nas fogueiras ou no caldeirão, todas as suas frustrações e as ansiedades do ano anterior. Este festival é sinônimo de quietude, introspecção e renovação - representada pela união sagrada de Morrighan e Dagda.

O sentido de Samhain é nos sintonizarmos com os que já partiram para lhes enviar mensagens de amor e harmonia. A noite do Samhain é uma noite de alegria e festa, pois marca o início de um novo período em nossas vidas, sendo comemorado com muito ponche, bolos e doces.

Write a comment

Comments: 0